Serviços / Gestão de TI

A Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões, relacionamentos e processos que dirigem e controlam uma organização a fim de atingir suas metas, agregando valor ao negócio através do gerenciamento balanceado do risco e do retorno de investimentos em Tecnologia da Informação. A responsabilidade pela Governança de TI é dos executivos, gestores, técnicos e usuários de TI dentro de uma organização. Adotamos metodologias próprias, comprovadas e baseadas em modelos de referência de mercado. Nossos serviços de governança atendem aos seguintes princípios:

  • Não adotar apenas os modelos padrões de mercado de forma integral. Criamos um “Mapa Estratégico de TI” que considere as particularidades e desafios intrínsecos do negócio e que estimule comportamentos desejáveis na utilização de TI;
  • Privilegiar o alinhamento entre as diretrizes e objetivos estratégicos do negócio com as ações, portfólio de projetos (PMO) e demais demandas de TI
  • Adotar uma visão holística e integrada do papel de TI na Cadeia de Valor do negócio, transformando os processos em “engrenagens” integradas e sincronizadas, de forma que o valor agregado por TI seja percebido como parte fundamental da estratégia do negócio, e não apenas como uma área de apoio
  • Criar controles para estimular a transparência das instituições para com os seus investidores, mostrando a real aplicação dos valores e o retorno esperado e o alcançado até o momento com TI

Nosso objetivo é apoiar os clientes a transformar a área de TI em valor estratégico. Estrategistas em TI fornecem “insights” para suportar a estratégia empresarial representando as capacidades e o valor de TI para incrementar a Inteligência Competitiva e Empresarial.

Adotamos as seguintes principais premissas no desenvolvimento da estratégia de TI:

  • Alinhamos os objetivos, projetos e demandas da área de TI com os objetivos estratégicos do negócio;
  • Organizamos e dimensionamos a área de TI para cumprir as metas e os objetivos estratégicos do negócio
  • Propomos modelos de processos de TI sinérgicos à Cadeia de Valor do negócio e que permitam estabelecer boas práticas de Governança
  • Definimos como será o papel da área de TI, para que esta possa ser um agente de agregação de valor, contribuindo decisivamente para o aumento de receita e qualidade, além de redução de custos;
  • Estabelecemos critérios e indicadores de medição de performance da área

Avaliamos a TI da sua empresa quanto ao grau de maturidade de seus componentes: Sistemas de Informação, Arquitetura de Software, Rede e Hardware, Plataformas, Banco de Dados, Serviços Internos e de Terceiros. Identificamos as lacunas entre o modelo atual e a real necessidade do negócio. Geramos um Plano de Ação com as demandas, prioridades, prazos e investimentos necessários. Atuamos, também, na implementação do Plano de Ação, como integrador e/ou executor.

Apoiamos nossos clientes na revisão/montagem adequada da Estrutura Organizacional, na modelagem/otimização dos seus processos de TI, na revisão de políticas, controles e papéis/ responsabilidades.  Nossa abordagem é direcionada para:

  • Dar foco no melhor planejamento, gestão e controle da área de TI;
  • Considerar a capacitação da equipe voltada para uma TI direcionada à resultados;
  • Garantir que TI atenda a toda a cadeia de valor do negócio;
  • Viabilizar a operacionalização dos processos de Governança
  • Aumentar a produtividade e benefícios inerentes dos serviços de TI

A aquisição de sistemas de informação deve considerar critérios fundamentais para alcançar os objetivos esperados com o produto. Aderência funcional, sustentabilidade e posicionamento do fornecedor, histórico de mercado, grau de maturidade e P&D são alguns destes critérios. Apoiamos nossos clientes na escolha correta de um ERP, CRM e SCM. Com metodologia comprovada e critérios fundamentais, avaliamos os aspectos de custo-benefício e retorno de investimentos na adoção de um software integrado.

Atuamos, também, na implantação destes sistemas integrados. Nosso objetivo, com nossa metodologia, é ajudar a maximizar o uso do ERP pós implantação e torna-lo uma efetiva ferramenta de gestão e de resultados que agregue real valor ao negócio. Consideramos o foco no Modelo de Gestão da empresa e não apenas no produto – o sistema. Implantamos sistemas Integrados com a visão de integração de processos, tecnologia e pessoas, ou seja, o produto final não é apenas o sistema, mas sim o resultado destes componentes que, se tratados adequadamente, convergem para efetivos ganhos de sustentabilidade, produtividade e valor.

Suportam a infraestrutura básica de informação e são caracterizados pela necessidade de atenção contínua e evolutiva, com projetos de aperfeiçoamento do ambiente para manter ou ampliar a sua disponibilidade, desempenho e capacidade.

  • Operação de Infraestrutura – Composta dos serviços de monitoração do ambiente com notificação de eventos ao service desk; execução de rotinas predeterminadas e previamente acordadas; criação e execução de rotinas e procedimentos em resposta às políticas da empresa; desenho de soluções de infraestrutura para suportar serviços e requisitos de negócio;
  • Service Desk – Central de suporte responsável pelo registro, diagnóstico e acompanhamento de incidentes, bem como, encaminhamento para o suporte de campo. Por centralizar informações, o Service Desk consolida uma base muito importante de dados, que podem e devem ser usados como direcionadores das iniciativas de TI e como insumos para direcionamentos estratégicos.
  • Gestão de segurança – Visa identificar e mitigar riscos de segurança da informação, compreendendo mapeamento de rede e testes de penetração e vulnerabilidade, revisão da arquitetura de segurança da rede, gestão de dispositivos e acessos, prevenção de perda de informação.

Transição e Estabilização

  • Na fase de transição, oferecemos um modelo baseado em itens que podem ser facilmente medidos (entregáveis). Esse modelo traz incentivos para a finalização das etapas no prazo estipulado com a qualidade acordada, beneficiando todas as partes envolvidas, já que a fase é crítica para o bom andamento e seqüência da operação. O produto desta fase é um roadmap de transformação que será estabelecido como um guia de migração da operação do estado corrente (“as is”) para o modelo contratado.

Operação contínua

  • Após o período de estabilização, o contrato entra em fase de operação contínua, onde o desempenho dos serviços é medido através dos acordos de nível de serviço (SLAs) estabelecidos nas fases anteriores.
  • Serviço especializado para gerenciar as questões do ambiente legado, sem ser um funcionário, organizando pessoas. Este é um serviço de liderança que responde à direção da empresa, sobre todas as questões que envolvem a gestão de TI desde a adequação às necessidades da empresa, passando por orçamento, relacionamento e gestão de fornecedores, até a implantação e operação da área.

Necessidades específicas exigem o desenvolvimento de um software personalizado. Para isto a Hands On Consultoria Empresarial conta com um processo de desenvolvimento inovador executado por equipe capacitada. Entendemos as suas necessidades e projetamos a melhor solução.

Obtida a validação de suas necessidades e expectativa com o software, designaremos uma equipe de projeto que será responsável por conduzir todo o processo de desenvolvimento de software. Desta forma você não precisará se preocupar com o planejamento do projeto, elaboração, execução, testes, instalação, configuração e transição. Nossa equipe atuará em todo o ciclo de vida do projeto.

Se baseia na avaliação dos controles internos ao longo dos processos de negócio da empresa, utilizando programas de trabalho especificamente desenhados para os riscos do sistema SAP e executados por profissionais capacitados e com larga experiência no sistema, utilizando a ferramenta CSI Authorization Auditor.

Se baseia no conceito need-to-know basis, identificando apenas o necessário para cada usuário, cada usuário terá acesso a informações pertinentes ao seu trabalho.

Se baseia nas premissas de segurança da informação, concedendo e monitorando o acesso apenas a quem tem direito de acesso.

Possibilitam a melhor utilização do sistema, evitando controles compensatórios desnecessários e desgastes em monitoramento periódico.

Cada ciclo de negócio possui um programa de trabalho específico a ser executado, com o objetivo de assegurar a existência de controles internos adequados ao longo do processamento da informação de negócio no ciclo e, acima de tudo, que estes controles estejam funcionando adequadamente.

Benefícios

  • Identificação de falhas na segurança
  • Redução dos riscos de fraude
  • Aumento na confiabilidade do sistema

Ajudamos você a gerenciar os ativos de software de sua empresa, maximizando seus ganhos e minimizando seus riscos.

Diagnóstico de utilização e licenciamento de softwares: otimização de recursos tecnológicos.
Auditoria de software: coleta e interpretação de uso.
Design e implementação de processos SAM: otimização do ciclo de vida de softwares.

Nós entregamos ganhos financeiros rápidos para o seu negócio, garantindo que seus acordos de licença de software estejam alinhados com suas necessidades de uso e de negócios, e desta forma, tirar proveito de cada ponto possível de alavancagem dentro de sua organização.

Nossos profissionais fornecem conselhos e recomendações independente de fornecedores, organizações ou indivíduos.

Ao gerenciar seus registros de titularidade de licenças de software, sua empresa economizará recursos que seriam desperdiçados em gastos com licenças não utilizadas.

Trabalhamos com você para garantir um resultado de sucesso em auditorias – desde a preparação de pré-auditoria até a discussão do relatório final.

Participamos do processo de coleta de todos os dados relevantes que os auditores vão exigir, usando técnicas de descoberta automatizadas para fazer um inventário de hardware e software instalado em seu ambiente, incluindo todas as licenças adquiridas através de acordos de licenciamento por volume e software licenças ad-hoc, além das licenças oriundas de organizações incorporadas ou adquiridas cujos bens você possui atualmente.

O Diagnóstico de Controles Internos SAP se baseia na avaliação dos controles internos ao longo dos processos de negócio da empresa, utilizando programas de trabalho especificamente desenhados para os riscos do sistema SAP e executados por profissionais capacitados e com larga experiência no sistema, utilizando a ferramenta CSI Authorization Auditor.

Cada ciclo de negócio possui um programa de trabalho específico a ser executado, com o objetivo de assegurar a existência de controles internos adequados ao longo do processamento da informação de negócio no ciclo e, acima de tudo, que estes controles estejam funcionando adequadamente.

A realidade dos alunos é modificada conforme o passar do tempo na instituição, uns podem ter acréscimo de receitas na família, outros podem ter modificado o tipo de convênio, tornando o aluno(a) não elegível a bolsa ou convênio.

Para a manutenção da saúde financeira da instituição e dos investimentos, periodicamente é necessário revisar as bolsas e convênios associados aos alunos, quanto à veracidade das informações repassadas pelos mesmos para aquisição e manutenção de suas bolsas e convênios.

Benefícios

– Aumento no fluxo de caixa

– Aumento no ticket médio

– Melhor controle sobre os descontos aplicados

– Redução de acessos indevidos ao sistemas